terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Comportamento do Consumidor



Existe uma relação direta entre a satisfação do consumidor e a qualidade do produto e serviço oferecido, por isso a importância de se procurar entender como se processa o comportamento de compra do consumidor, quais os fatores por ele considerados prioritários ou que agregam mais valor aos seus objetivos principais.

Para acompanhar os consumidores, é necessário que as empresas estejam atentas aos seus hábitos de consumo. A classe média tem aumentado no Brasil, chegando a representar mais da metade da população brasileira, influenciando assim no mercado do varejo.

Pesquisas são feitas por departamentos de marketing das empresas, para acompanhar a mudança constante desses consumidores.

Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) – que envolveu 800 entrevistados – revela que a qualidade dos produtos supera o desejo por consumo de marcas renomadas.

O resultado apontou que 40% dos consumidores A e B são os mais atentos às marcas. Os consumidores também buscam por facilidade na compra dos seus produtos, seja em lojas físicas como na internet, o importante é um bom atendimento e variedade de produtos.

A pesquisa mostra também que 76,3% dos consumidores preferem qualidade a preço, sendo os das classes A e B os que mais concordaram com a assertiva: "Prefiro um produto de qualidade a um de bom preço", (81,1%). São os consumidores com este perfil os que mais realizaram compras na internet (39,1%) e os que mais compraram produtos com divulgação através de propaganda por e-mail (32,1%).

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