sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

10 tendências em marketing para 2010


O ano de 2010 chegou e já começaram as listas de dicas para melhorar seu negócio neste ano novo – e não por acaso as listas com o número 10 ganharam um novo charme.

Susan Gunelius, presidente da consultoria de marketing americana KeySplash Creative Inc. resolveu ajudar os leitores do site da Entrepreneur com 10 tendências na área para 2010.

Abaixo você conhece o que fazer para melhorar suas táticas e conquistar mais consumidores:

1. Transparência
Depois de tantos eventos economicamente ruins é preciso reconquistar a confiança dos consumidores, e para isso é preciso ser sincero. Construir a lealdade é um dos fatores mais importantes para solidificar uma marca. E não esqueça que manter a transparência com seus clientes é um processo contínuo.

2. Mais conteúdo
Na hora de divulgar sua marca, dê informações valiosas, que acrescentem algo – se antes o objetivo da propaganda era apenas conseguir a atenção do consumidor, agora precisa ser o de transmitir os valores da empresa.

3. Falando de valores
Com a recente crise econômica, muitos consumidores passaram a buscar descontos, promoções e a negociar para gastar seu dinheiro de forma consciente. Mesmo quando as coisas melhorarem, o que já está acontecendo, é bom ter em vista esse comportamento, construindo campanhas que o favoreçam.

4. É melhor mostrar do que apenas falar
Na hora de fazer uma campanha sobre algum produto ou serviço sempre prefira mostrar visualmente o que ele oferece do que apenas falar sobre suas qualidades e benefícios – os consumidores andam meio céticos, é melhor confiar no sentido da visão do que apenas a força da sua lábia.

5. O pássaro azul não vai fugir, então se acostume
As redes sociais vieram para ficar – e provavelmente muitos dos seus clientes estão no Twitter, no Facebook e em outras ferramentas da internet -, portanto comece a interagir e a atingi-los também nesses meios – ofereça conteúdo exclusivo e promoções.

6. Um pouco de positividade
Eventos desastrosos, principalmente as catástrofes naturais, também marcaram a virada e o começo de 2010 e muitos consumidores esperam mensagens positivas das campanhas de marketing. Tente sempre passar uma sensação de segurança e conforto para atender essa necessidade.

7. Discutindo a relação
As redes sociais já foram mencionadas, agora as use para manter um bom relacionamento com seus clientes. O marketing boca a boca ganha um novo potencial com a internet. Nenhum dos seus consumidores é pequeno demais para receber algum tipo de interação online.

8. Vídeos e celulares
Aproveite que vivemos na era do Youtube e das mídias móveis para colocar sua marca em vídeos e celulares.

9. Tenha foco
Ok, a lista já trouxe várias dicas para melhorar suas campanhas de marketing, mas nada disso funcionará sem foco! Defina seu público alvo e suas metas da forma mais precisa possível. É importante fazer isso inicialmente, antes de tentar expandir seu escopo ou pensar em novas campanhas.

10. Marketing integrado
Use os diferentes meios para atingir seus consumidores nas diversas partes de suas vidas – cada uma adaptada e imaginada para cada um deles. Padronizar as campanhas para todos os veículos pode cansar o público. Mas não deixe de ser consistente e persistente!

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O seu cliente está na rede


As redes sociais que antes eram vistas apenas como sites de relacionamento, quase que inúteis, hoje já são vistas como oportunidade para empresa, como canal de divulgação e de contato direto com seu público.

Hoje em dia não basta a empresa ter um site moderno, para acompanhar seus clientes a marca precisa de perfis no twitter, facebook, Orkut, myspace, entre tantos outros.

Em sua constante atualização a internet vem ajudando as empresas a entender seu público. Com uma simples pesquisa em perfis de jovens, por exemplo, já tem como saber o que está na moda e qual a melhor maneira de atingi-los.

Há também com o que se tomar cuidado, pois uma única reclamação feita em um desses sites pode atingir outras milhares de pessoas e assim, a marca pode perder sua credibilidade. Por isso a necessidade de estar sempre conectado e acompanhar o que é dito sobre sua marca, bem ou mal, para que as reclamações sejam reparadas o quanto antes.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

CC&M cria Espaço infantil no Lar Center




As crianças que frequentarem o Shopping Lar Center de 15 de janeiro a 14 de fevereiro de 2010 poderão se divertir com uma oficina e um espaço dedicado à leitura idealizado e operacionalizado pela CC&M Comunicação e Marketing.

Com os objetivos de proporcionar maior tranquilidade aos pais durante as compras e oferecer uma atividade recreativa às crianças, o Shopping Lar Center oferecerá um Espaço dedicado às crianças com mesinhas para a realização de atividades de desenho, pintura e jogos de tabuleiro variados, além de um cantinho com almofadas coloridas e livros para diversas faixas etárias.

O Espaço Kids Lar Center – que funcionará de sexta, domingo e feriado das 14h às 20h e sábado das 12h às 22h – será aberto às crianças entre 4 e 12 anos que estiverem no local no período da ação.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Comportamento do Consumidor



Existe uma relação direta entre a satisfação do consumidor e a qualidade do produto e serviço oferecido, por isso a importância de se procurar entender como se processa o comportamento de compra do consumidor, quais os fatores por ele considerados prioritários ou que agregam mais valor aos seus objetivos principais.

Para acompanhar os consumidores, é necessário que as empresas estejam atentas aos seus hábitos de consumo. A classe média tem aumentado no Brasil, chegando a representar mais da metade da população brasileira, influenciando assim no mercado do varejo.

Pesquisas são feitas por departamentos de marketing das empresas, para acompanhar a mudança constante desses consumidores.

Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) – que envolveu 800 entrevistados – revela que a qualidade dos produtos supera o desejo por consumo de marcas renomadas.

O resultado apontou que 40% dos consumidores A e B são os mais atentos às marcas. Os consumidores também buscam por facilidade na compra dos seus produtos, seja em lojas físicas como na internet, o importante é um bom atendimento e variedade de produtos.

A pesquisa mostra também que 76,3% dos consumidores preferem qualidade a preço, sendo os das classes A e B os que mais concordaram com a assertiva: "Prefiro um produto de qualidade a um de bom preço", (81,1%). São os consumidores com este perfil os que mais realizaram compras na internet (39,1%) e os que mais compraram produtos com divulgação através de propaganda por e-mail (32,1%).

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Empresas investem em Processos Seletivos para vagas



O que antigamente era um simples processo de seleção de vagas hoje é visto pelas empresas como nova oportunidade de agregar valor à marca, mostrando a sua preocupação com a seleção de seus funcionários, além de ser mais uma maneira de divulgação.

Este tipo de seleção ultrapassa as fronteiras do setor de Recursos Humanos e agora mobiliza também o Marketing das empresas, com ações elaboradas e estratégicas para atingir o público-alvo com inovação e criatividade.

E pelo jeito, isso está virando tendência, já que cada vez mais empresas estão investindo nesses processos como mostra a reportagem do site do “O Estadão”: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091220/not_imp484900,0.php